Energia Solar

Mercado de energia solar no Brasil

4 junho, 2019

Ouvimos falar todos os dias que a energia solar é a energia do futuro. Mas como realmente está o cenário neste setor? Acompanhe agora as projeções de crescimento dessa energia alternativa, que vem ganhando espaço no mercado!

 

Consumo de Energia Solar nas Residências

 

A energia solar  já é realidade para 51 mil consumidores no Brasil, com 20 mil sistemas em atividade. De acordo com a agência nacional de energia elétrica (ANEEL), a previsão é de que, para o ano de 2024 esses números cheguem a 886 mil unidades consumidoras com a potência total instalada de 3.208 Mega Watts.

Crescimento_energia_solar
Crescimento da energia solar fotovoltaica.
Fonte: ANEEL, 2017.

 

Já para o ano de 2019 é esperado um crescimento de 44% da potência instalada no país, isso significa que a marca de 3,3 giga watts das fontes em operação poderá ser alcançada, contribuindo para o crescimento da geração distribuída em 125%.

 

Como o crescimento da energia solar me influencia?

 

Recentemente, foram anunciados aumentos no preço da energia elétrica, o que pode tornar mais atrativo o uso de fontes independentes de concessionárias, que é o caso da energia solar fotovoltaica.

Caminhando com esses fatores, temos redução nos valores de investimento inicial nos dispositivos que compõem um sistema de energia solar. Assim temos a queda nos preços de painéis. Antigamente era tido como artigo de extremo luxo e exclusivos para alguns. Agora o mercado assiste uma abertura quanto ao público interessado na compra desses elementos.

A energia solar representa apenas 1% da capacidade instalada pelo Brasil. Embora em alta expansão e de ser a fonte de energia alternativa mais popular e presente na realidade do país. Ou seja, ainda temos muito o que explorar dessa tecnologia.

Acreditamos que esse número pode ser expandido de forma significativa. Desta forma, haverá o aumento de profissionais qualificados, que possam levar ao público geral a instalação de sistemas de energia solar. Estes mudarão a realidade e o modo de consumo em residências e empresas. Além de aumentar a acessibilidade quanto aos recursos necessários.

A consciência coletiva quanto a economia a longo prazo desse sistema, que parece caro devido sua instalação, deve ficar mais clara para o público. Além de reforçar socialmente o impacto positivo ao meio ambiente que as escolhas de energias sustentáveis podem garantir ao planeta.

Agora que você já sabe que a Energia Solar vem se tornada cada dia mais vantajoso, que tal descobrir como instalar energia solar em apartamentos? Confira aqui neste post!